Quantas vezes ouves frases como “as grávidas só podem praticar exercício leve” ou “agachar provoca aborto”? Esses são mitos que não têm fundamento! Na realidade, a prática de exercício na gravidez é, não só, segura, mas também recomendada, desde que sigas os cuidados necessários.
Muitas grávidas, no entanto, acreditam que devem exagerar no exercício porque “é o momento certo” para isso, mesmo que não precisem de uma rotina ativa antes. Se esse é o caso, lembra-te que o ideal é começar devagar e de forma progressiva. Atividades muito intensas, como o Crossfit, não são específicas para quem não tinha o hábito de se exercitar antes da gravidez
Apesar de todos os benefícios, há cuidados importantes para ter em mente. Evitar exercícios em ambientes muito quentes ou úmidos, pois esses podem aumentar os riscos. Exercícios em grandes altitudes ou profundidades também não são recomendados. Além disso, desportos de grande contato ou de alta intensidade devem ser evitados, pois podem ser perigosos, colocando em risco o bebé.
É fundamental que estejas atenta ao teu corpo durante o exercício na gravidez. Sinais como falta de ar, fadiga extrema, dor no peito, contrações uterinas, sangramento vaginal ou perda de líquido amniótico indicam que deves parar imediatamente e procurar ajuda médica.
Para ficares mais esclarecida, vê o vídeo que aqui deixo!
Podes ver aqui o vídeo!