Avaliar se tens diástase abdominal é simples e pode indicar se precisas de ajuda de um fisioterapeuta pélvico. Este teste básico ajuda-te a entender a condição dos músculos abdominais de forma rápida, no entanto, não dispensa a avaliação por parte do fisioterapeuta pélvico.
Para avaliar a diástase abdominal, primeiro, deita-te num local plano, como no chão ou numa cama. Coloca um dedo no centro do teu abdómen, começando abaixo das costelas, e desliza-o até à púbis. Enquanto fazes isso, verifica se o dedo afunda ou encontra resistência muscular.
Agora, volta ao início do abdómen. Em cada ponto, pressiona o dedo levemente e levanta a cabeça como se fosses espreitar o dedo. Se, ao levantar a cabeça, o teu dedo for empurrado para cima pelo músculo, isso indica que nessa zona não tens diástase. Pelo contrário, se o dedo permaneça afundado, pode significar que tens diástase abdominal. Coloca mais um dedo e repete o processo. Por vezes, podes precisar de mais de dois dedos até que eles sejam empurrados para cima pelo músculo.
Após identificar o afastamento, mede a largura dos teus dedos para saber o tamanho da diástase. Se perceberes um afastamento significativo, é importante consultar um fisioterapeuta pélvico para iniciar o tratamento e evitar complicações futuras.
No vídeo podes ver o passo a passo para a avaliação da diástase!
Podes ver aqui o vídeo!