Não sabes quando ir para a maternidade? Eu explico!
Se a tua gravidez for de baixo risco e não houver complicações previstas, podes realizar parte do trabalho de parto em casa. Ou seja, permanecer no conforto do teu ambiente ajuda a reduzir o stress e contribui para uma experiência de parto mais relaxada.
Não precisas ir para a maternidade logo após a saída do rolhão mucoso. Isso indica apenas que a gravidez está a aproximar-se do fim e que o trabalho de parto pode iniciar-se em breve, mas ainda pode demorar algum tempo. Da mesma forma, quando a bolsa rompe, podes esperar até 12 horas antes de te dirigires à maternidade, desde que não apresentes outros sinais de risco. Isso reduz a possibilidade de infeções, já que o líquido amniótico já não está a proteger o bebé de potenciais contaminações.
Se começarem as contrações regulares, também não significa que tens de ir imediatamente para a maternidade. A frequência das contrações e a distância da tua casa até ao hospital são fatores importantes a considerar. Em geral, se estiveres próxima da maternidade, podes esperar até que as contrações fiquem mais intensas e frequentes.
No entanto, alguns sinais de alarme exigem que vás rapidamente para a maternidade. Se notares líquido amniótico com cor esverdeada, isso pode indicar que o bebé eliminou mecónio, o que requer atenção médica imediata. Também deves ir sem demora se houver perda de sangue semelhante à menstruação, ou se sentires uma diminuição significativa nos movimentos do bebé. Estes sinais são importantes para garantir que o parto ocorre da maneira mais segura possível.
Para saberes quando ir para a maternidade, o momento certo, terás mesmo de ver o vídeo!
Podes ver aqui o vídeo!