Fisioterapeuta Pélvica Daniela Silva

Exercício físico no pós parto

Exercício no pós parto

Antes de voltar a praticar qualquer exercício físico no pós parto, é essencial passar, em primeiro lugar, por uma avaliação da ginecologista, geralmente realizada entre 4 e 5 semanas após o nascimento do bebé. Do mesmo modo, uma avaliação do fisioterapeuta pélvico é fundamental para verificar a condição do pavimento pélvico e dos músculos abdominais, garantindo assim, que o corpo está preparado para o exercício.

Se as avaliações indicarem que está tudo bem, as mulheres podem retomar o exercício físico no pós parto de imediato. Caminhadas, alongamentos e exercícios de mobilidade, assim como de força, são ótimas opções para essa fase inicial. No entanto, exercícios de alto impacto, como a corrida, exigem um tempo maior de recuperação. O recomendado é aguardar entre 3 a 6 meses, dependendo da recuperação do corpo, especialmente do pavimento pélvico.

Caso a avaliação pélvica mostre sinais de incontinência urinária ou fraqueza muscular, não é aconselhável retomar o exercício, principalmente atividades de impacto. Essas disfunções tem de tratadas antes de iniciar ou intensificar a prática de exercícios. A fisioterapia pélvica é uma excelente forma de trabalhar a musculatura, corrigir disfunções e preparar o corpo para voltar à prática desportiva com segurança.

Respeitar o tempo de recuperação do corpo é essencial para evitar lesões e garantir que o retorno ao exercício seja feito de forma saudável. Não tenha pressa. Cada corpo tem o seu ritmo, e com as orientações corretas, o regresso ao exercício será mais seguro e eficaz.

E para as mulheres que praticam crossfit??

No vídeo eu explico quando pode retomar!

Pode ver aqui o vídeo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *