A dúvida sobre o uso da cinta na gravidez é comum. Usar cinta pode trazer benefícios, mas é essencial seguir algumas recomendações para garantir que ela não prejudique a tua saúde. A cinta não deve ser usada apenas por hábito, sem que haja dores ou desconfortos específicos.
O uso da cinta na gravidez é recomendado quando sentes a barriga muito pesada, principalmente no final da gestação. Muitas grávidas também optam pela cinta se começarem a sentir dores nas costas, nas ancas ou na parte inferior da barriga. Essas dores podem tornar atividades como caminhar ou subir e descer escadas bastante desconfortáveis. No entanto, mesmo nestes casos, a cinta deve ser um apoio temporário, um último recurso, e não a solução principal.
Há algumas regras importantes a seguir para quem decide usar a cinta. Primeiro, não a uses 24 horas por dia. O teu corpo precisa de tempo para funcionar naturalmente, sem o suporte constante. Também não deves usar a cinta para dormir, pois isso pode interferir na tua circulação e na respiração durante o sono.
Além disso, se realizares exercícios físicos adequados para a gravidez, terás menos probabilidade de sentir dores no final da gestação. O fortalecimento dos músculos abdominais e do pavimento pélvico pode prevenir desconfortos e reduzir a necessidade da cinta. Procura orientação de um fisioterapeuta pélvico para encontrar estratégias que aliviem a dor e, se necessário, usar a cinta de forma segura.
No vídeo também te explico quando e como usar a cinta corretamente!
Podes ver aqui o vídeo!